CF Suportes para Tv LED, Plasma e LCD.

Como esconder fios

Como esconder fios

Este é um grande dilema quando se coloca uma TV na parede, pois ninguém gosta daqueles fios serelepes que ficam estragando a estética da sala, do quarto ou qualquer ambiente. Aqui vão algumas dicas do que você pode fazer para escondê-los;


1º PAINEL

Este móvel bonito geralmente feito de madeira, mas que também é fabricado em outros materiais (gesso, mármore e etc) é o mais usado para esconder toda a fiação, e que também dá uma outra aparência ao ambiente. O que você deve levar em conta quando for adquirir algum móvel deste tipo, é saber se o marceneiro tem experiencia, se o mesmo conhece os detalhes que deve haver para que se possa distribuir a fiação para que nenhuma fique exposta.


Os pontos em que se deve prestar atenção são:

Se há espaço suficiente para manutenção dos cabos entre o móvel e a parede onde será instalado. Geralmente um espaço de "3 centímetros" é o suficiente para que se possa passar cabos de HDMI com filtro, tomadas que variam de forma e tamanho e outras conecções.

Se há saídas que darão acesso a todos os nichos, e espaços onde serão colocados os aparelhos de DVD, Blu-Ray, Net e demais aparelhagens.

Se não haverá nenhuma interrupção entre estas acomodações, pois poderão impedir que as conecções cheguem até o aparelho desejado, forçando você a adaptar ou até mesmo passar o fio por fora.

Se as tomadas serão instaladas no painel ou será usado filtro de linha.

Quando o painel não fica no padrão a ser usado fica deste jeito que você está vendo abaixo...

Vai adiantar gastar dinheiro pra não ficar do jeito que você quer?



 

2º Fiação embutida na parede


Colocar uma TV na parede sem que apareça conecção alguma, e não depender de móvel algum, requer um pouquinho de sujeira, cimento, tubo de água de no mínimo 1 polegada, dois joelhos, e o gasto é bem menor que mandar fazer um painel, se você souber fazer mãos a obra, mas se se for contratar um pedreiro, certifique-se de suas experiências é claro.


Os pontos em que se deve prestar atenção são:

A altura do ponto de entrada e saída. Geralmente a parte de cima se localiza no meio, onde será fixada a TV, e a parte de baixo de 25 a 50 centímetros do chão, levando em conta o móvel, rack, ou aparato que servirá de apoio para os aparelhos de DVD, Blu-ray e etc.

Importante: Levando-se em conta que a altura padrão da TV de uma sala, é o centro da tela, na altura dos olhos quando se está sentado, pode também ser a altura da parte de cima do tubo.

 

A quantidade de de tubos embutidos que você vai colocar na sua parede fica a seu critério, há quem não goste de colocar junto fios de energia  (tomadas) com fios de áudio e vídeo (HDMI, AV, RGB dentre outros), daí colocam dois para ambas as situações.


Uma dica legal para quem tem parede de DryWall: Como esta é uma parede "OCA", não é preciso nada dos materiais acimas citados, apenas uma furo de "Serra-copo" nas mesmas proporções e passar a fiação.

 

 

Por que cano de no mínimo 2 polegadas e não conduíte?

O tubo de água te dá espaço para passar uma enorme quantidade de fios sem danificá-los, e o conduíte foi feito para instalação de parte elétrica onde passarão fios bem mais finos e impossível de passar um cabo de conecção de áudio e vídeo juntos depois de assentado.

Fazer uma instalação com o conselho de um profissional do ramo evita que aconteça isso com você...


 


 

3º Organizador de fios e Canaletas

Para quem não quer ter trabalho com marceneiro e pedreiro, há outras formas de disfarçar os fios com aparatos bem mais baratos, que são os organizadores de fio, que enrola todos os fios em um só, e as canaletas, que dão um aspecto mais padrão.

Ou então usar a criatividade e fazer assim...